Plano de saúde Empresarial: tudo que você precisa saber para contratar


Explicamos absolutamente tudo sobre como funciona um plano de saúde empresarial, suas vantagens, dúvidas dos Recursos Humanos e como contratar o melhor plano de saúde para sua empresa

Escrito por Planos de Saúde Empresarial - CM COM / 07 de novembro de 2021

Contratar um plano de saúde empresarial, seja para sua empresa ou para a empresa em que você exerce atividades de Recursos Humanos ou administrativos não é uma tarefa fácil, certamente deve ter passado pela sua cabeça por onde começar, qual o convênio ideal, qual o melhor custo beneficio, com quem eu falo?! Diante dessa gama de perguntas complexas, te damos uma certeza: VOCÊ ESTÁ NO LUGAR CERTO PARA COMEÇAR.

Neste artigo vamos esclarecer todas suas dúvidas, explicando da forma mais simples e direta, sem contudo nos abstermos de negligenciar qualquer informação que seja importante nessa árdua jornada, nosso objetivo é esclarecer e tornar essa busca uma experiência enriquecedora e agradável, e principalmente menos estressante, afinal a responsabilidade de cuidar do bem estar e da vida de diversas pessoas está em sua mãos.

Mas não se preocupe, vamos te ajudar!


Valorização da Empresa

Você sabia que promover cuidados com a saúde e o bem-estar dos colaboradores dentro de qualquer empresa é algo muito valioso? Tanto para os beneficiários como a própria empresa só tem benefícios a ganhar, saiba que um plano de saúde empresarial é um dos benefícios que mais garantem segurança e conforto aos seus colaboradores. Inclusive em diversas revistas e mídias que promovem as melhores empresas para se trabalhar (Revista Época Negócios, Sites VocêSA e VocêRH), esse tipo de vantagens aos funcionários proporcionam maior valorização da empresa.

Crescimento no setor

Segundo o IESS Instituto de Estudos e Saúde Suplementar, no Brasil 47,5 milhões de pessoas possuem plano de saúde, sendo que o ano de 2020 fechou com maior patamar dos últimos três anos, com mais de 55 mil beneficiários aderindo aos planos de saúde. Essa tendência demostra que os brasileiros estão buscando cada vez mais alternativas ao serviço público de saúde.


Veja todos os tópicos que nós abordaremos logo mais abaixo.

PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL:

O que é um plano de saúde empresarial?
Como escolher o melhor plano de saúde empresarial?
O primeiro passo para escolha do plano de saúde empresarial
O segundo passo para escolha do plano de saúde empresarial
Definindo os menores (e melhores) valores
Rede própria ou rede credenciada
Plano de saúde empresarial com coparticipação
Plano de saúde empresarial sem coparticipação
Contratação plano de saúde compulsório
Contratação plano de saúde opcional
Acomodação com enfermaria ou apartamento
Abrangência e cobertura: regional, estadual ou nacional?
Carências contratuais, promocionais ou reduzidas
Carências do plano de saúde empresarial


PRINCIPAIS DÚVIDAS DO RH:

É obrigatório termos plano de saúde na empresa?
O que o plano de saúde não cobre
Quem paga pelo plano de saúde empresarial?
Inclusão de dependentes
Plano odontológicos inclusos
Porque oferecer esse beneficio aos colaboradores
Vantagens do plano de saude empresarial para os colaboradores
Vantagens do plano de saúde empresarial para sua empresa
Dedução imposto de renda
Quebrando um mito
Qual o reajuste de um plano de saúde empresarial
Como cancelar um plano de saúde empresarial
O que é sinistralidade
Upgrade e downgrade. O que são?
Reembolso nos planos de saúde
Seguro saúde ou plano de saúde
Com que contratar o plano de saude empresarial?
• Custos dos planos de saúde – Tabelas


Mas antes, desse passo a passo super completo e com conteúdo exclusivo de primeira qualidade, ensinando como escolher o melhor plano de saúde para sua empresa, vamos falar de algumas das maiores operadoras de planos de saúde atualmente em nosso país. Logo mais abaixo preparamos um super material para que você conheça as principais operadoras de plano de saúde empresarial, assim como todos os planos por elas comercializados.


Conheça nosso ranking com as 5 maiores operadoras do país em ordem alfabética:

1. Amil;
2. Bradesco Saúde;
3. Central Nacional Unimed (CNU);
4. Grupo NotreDame Intermédica (GNDI);
5. SulAmérica Saúde.


Para garantir a maior fatia possível do mercado desse segmento, cada um desses convênios médicos possui em sua gama de produtos, opções com cobertura básica, intermediária e avançada e atendimento regional ou nacional, atendendo assim empresas de pequeno porte que precisam de opções de qualidade, mas também de baixo custo, quanto empresas de médio e grande porte que necessitam de cobertura em diversos estados e podem arcar com custos maiores.

Abaixo daremos um breve perfil de cada operadora com as suas informações de maior destaque para que possa conhecê-las melhor e definir qual delas possui o melhor plano de saúde empresarial.


Amil: planos que se adaptam à realidade do seu negócio

A Amil é uma gigante do setor e seus números impressionam: a operadora atende em torno de 6,2 milhões de beneficiários, com mais de 397 mil empresas na sua carteira de cliente. Tida com a maior operadora de planos de saúde do Brasil (número de clientes).

A Amil possui três linhas de produtos disponíveis para contratação junto a sua empresa:

• Linha Selecionada Amil Fácil: possuem diversas opções de planos regionais com atendimento nas unidades próprias e com valores super acessíveis, plano ideal para empresas que buscam qualidade e baixo custo.
• Linha Selecionada Amil: possuem atualmente três opções de planos Nacionais, com ótima cobertura em todo o país: o S380, o S450 e o S750, nesses dois últimos temos opções de acomodação em enfermaria e apartamento e reembolso.
• Linha Amil One: plano de altíssimo padrão com cobertura nos melhores Hospitais do país, inclusive com cobertura no exterior e auxílio viagem internacional.


Bradesco Saúde: conquiste a melhor rede credenciada do Brasil

Excelência na rede de atendimento é um dos critérios do Bradesco ao criar sua linha de produtos, com uma rede credenciada escolhida a dedo e contando com diversas unidades de referência, sejam elas hospitais, clínicas ou laboratórios. O excesso de produtos contudo é uma de suas desvantagens, ao todo possui 8 pacotes de produtos, cada um deles com 4 a 8 opções de planos de saúde.

A Bradesco Saúde também oferece aos seus beneficiários alguns diferenciais como o Clube de Vantagens, que concede descontos para os beneficiários em diversos setores: lazer, eventos, alimentação, viagens…
Outro diferencial do plano de saúde empresarial Bradesco é o Programa Meu Doutor, permitindo acesso a uma rede de médicos selecionados, imagine poder fazer consultas com os melhores especialistas do país?!


Central Nacional Unimed: contrate e ganhe benefícios empresariais

A CNU ou Central Nacional Unimed possui mais de 23 anos de tradição nesse mercado, possuindo unidades próprias em praticamente todos os estados, sendo uma das maiores, senão a maior, operadora com unidades próprias no país.

Graças a essa rede, oferece aos seus beneficiários ampla cobertura mesmo fora da sua área de comercialização, onde podem fazer desde procedimentos básicos como consultas e exames até cirurgias e internações.

A Unimed dispõe de 5 planos de saúde, são eles o Clássico, o Estilo, o Absoluto, o Superior e o Exclusivo.
Entre os benefícios empresariais concedidos podemos destacar a sua Assistência que cobre serviços como eletricista, encanador e outros serviços.


Grupo NotreDame Intermédica: conheça os planos com o menor custo do mercado

Os planos da Notredame Intermedica possuem uma segmentação maior, focada em regiões onde possuem unidades próprias, com essa estratégia dispõe aos seus clientes empresariais, diversas opções de baixíssimo custo, podemos citar por exemplo a linha de produtos Smart, como Smart 200 SP, Smart 150 ABC, Smart 200 Sorocaba, Smart 200 Campinas, etc.

Outro fator que consolida seus planos como sendo as opções de menor custo do mercado é simples fato de toda cobertura ser realizada nas unidades próprias. A partir dos planos Smart 300, Smart 400 e Smart 500 os beneficiários podem usufruir tanto da rede própria como da credenciada.

A Notredame Intermedica também oferece opções com cobertura Nacional nos planos Advance 600 e Advance 700 nas modalidades com e sem coparticipação e acomodação em enfermaria e apartamento e Premium 900, sendo o plano mais avançado de maior aceitação, atrás apenas do plano INFINITY, sendo este último o que oferece atendimento de altíssimo padrão, contudo também é o plano de maior custo.

A partir do plano Advance 600 temos um pacote de benefícios exclusivos, indo além do auxílio viagem e desconto em farmácias e drogarias. Já o plano Infinity, além desses diferenciais também conta com serviços domiciliares, check-up anual e muito mais.


SulAmérica Saúde: opções de alto padrão para os seus colaboradores

A SulAmérica Saúde é a operadora de maior tradição no mercado, possuindo mais de 125 anos de tradição e história neste ramo da saúde e bem-estar. Sua linha de produtos são focados em oferecer planos empresariais de alto desempenho, desde os planos básicos aos avançados.

Em seu leque de produtos disponibiliza aos seus clientes 6 opções de planos de saúde empresariais:
• Direto Azul e Direto Branco;
• Exato;
• Clássico;
• Especial 100 (com 3 opções de reembolso);
• Executivo (com 3 opções de reembolso);
• Prestige.


O grande diferencial da Sulamerica é dispor de benefícios adicionais mesmo nos planos mais básicos, ou seja, a partir do plano Exato seus clientes já contam com vantagens como Seguro Viagem Nacional, transplantes além dos cobertos por lei, remissão de 02 anos e sessões de terapias ampliadas, em alguns casos oferecendo até o dobro das sessões estabelecidas pela ANS.



Conheça os principais hospitais da rede desses convênios médicos

Na relação abaixo citamos os melhores hospitais atendidos pelos cinco convênios médicos de melhor reputação no mercado nacional (Hospitais em São Paulo). Para conhecer atendimento em outros estados por favor entre em contato conosco clicando AQUI.

Amil Fácil:
• Hospital de Olhos;
• Hospital da Luz;
• Hospital Next Santo Amaro;
• Hospital Santa Marcelina;
• Hospital Metropolitano;
• Hospital Mogi Mater, entre outros.

Amil S750:
• Hospital A C Camargo;
• Hospital Santa Catarina;
• Hospital Infantil Sabará;
• Hospital Nove de Julho;
• Hospital Oswaldo Cruz;
• Hospital Samaritano;
• Hospital São Luiz;
• Hospital São Camilo;
• Hospital Santa Joana;
• Hospital Hcor entre outros.


Amil One:
• Hospital Santa Isabel;
• Hospital Beneficência Portuguesa;
• Hospital Sírio Libanês;
• Hospital Vitória;
• Hospital Hcor;
• Hospital Nipo Brasileiro;
• Hospital Albert Einstein entre outros.


Bradesco Saúde:
• Hospital São Camilo;
• Hospital Igesp;
• Hospital Paulistano;
• Hospital Leforte;
• Hospital Nove de Julho;
• Hospital Santa Catarina;
• Hospital Pro Matre;
• Hospital Sírio Libanês;
• Hospital Edmundo Vasconcelos;
• Hospital Alvorada e outros.


Central Nacional Unimed
• Hospital Cruz Azul;
• Hospital Inglês;
• Hospital Santa Isabel;
• Central Towers Hospital;
• Hospital Ac Camargo;
• Hospital Aviccena;
• Hospital Santa Virginia;
• Hospital Monte Magno;
• Hospital do Rim e Hipertensão;
• GRAAC
• AACD
• Hospital Sírio Libanês e muitos outros.


NotreDame Intermédica
O plano de saúde empresarial mais acessível da NotreDame é o Smart 150, que conta com hospitais como:
• Hospital Inglês;
• Hospital do Rim e Hipertensão;
• Hospital Santa Marcelina, além de toda a rede própria.

Entretanto nos planos mais avançados também teremos:
• Hospital Igesp;
• Hospital A C Camargo;
• Hospital Leforte;
• Hospital Samaritano;
• Hospital Sírio Libanês;
• Hospital Santa Virginia;
• GRAAC e muito outros.


SulAmérica Saúde
• Hospital Igesp;
• Beneficência Portuguesa;
• Hospital Leforte;
• A.C Camargo;
• Hospital de Olhos;
• Hospital Nove de Julho;
• Hospital Santa Catarina;
• Hospital Pro Matre;
• Hospital Sírio Libanês;
• Hospital Albert Einstein;
• Hospital da Criança e outros.


Quer receber a lista completa com a rede credenciada detalhada do plano de saúde empresarial de sua preferência?
Clique AQUI e nosso especialista terá prazer em ajudá-lo.


Diferenciais dos melhores convênios médicos em seus planos de saúde empresariais:


Cada operadora busca oferecer aos seus clientes mais e melhores benefícios e vantagens do que seus concorrentes, nessa estratégia quem ganha sãos os beneficiários. Abaixo vamos citar algumas dessas vantagens oferecidas pelas operadoras.

Amil: coberturas que fazem a diferença

A Amil possui unidades próprias denominadas “Amil Espaco Saúde” onde os beneficiários podem realizar consultas e procedimentos diversos.
Outra cobertura oferecida é o Médico de Família, onde a operadora disponibiliza um profissional capacitado para cuidar da saúde dos beneficiários desde a infância até a terceira idade.

Outro serviço exclusivo é o Programa de Saúde Mental Amil, que disponibiliza sessões com psicólogos para casos severos de saúde mental. Os atendimentos estão disponíveis nas unidades próprias ou via internet.

Uma vantagem competitiva da Amil é oferecer a aquisição de certos serviços e adicionais de forma rápida e prática, bastando o cliente solicitar a inclusão desses serviços na contratação, como Assistência Viagem e Resgate Domiciliar.

Bradesco Saúde: conheça todas as exclusividades da operadora

Uma das exclusividades dessa operadora que busca oferecer vantagens de alto padrão, é a “Segunda Opinião Médica”. Em qualquer consulta que seja diagnosticado a necessidade de uma intervenção cirúrgica, é feita uma nova consulta sem qualquer custo adicional visando a confirmação do diagnóstico e enriquecimento das informações para o procedimento cirúrgico, se o mesmo for realmente necessário.

Também possui, como a maioria das outras operadoras, convênios para os beneficiários obterem desconto na compra de medicamentos, o diferencial é que os mesmos podem chegar até a 85% (medicamentos genéricos adquiridos nas farmácias Orizon).

Nos planos mais avançados possui cobertura para os dependentes num período de até dois anos caso o titular do plano venha a falecer, chamamos isso de Remissão por morte.

Central Nacional Unimed: adquira benefícios para a sua empresa

A Central Nacional Unimed oferece diversos pacotes de benefícios de acordo com o plano contratado, cada plano mais avançado engloba os serviços dos planos anteriores. No plano Clássico por exemplo, o beneficiário conta com a Assistência de Pequenas e Médias Empresas (encanador, eletricista, chaveiro), no plano Estilo é adicionado a Assistência Funeral Individual, no plano Absoluto teremos a inclusão da Assistência Domiciliar e Assistência Terceira Idade, no plano Superior teremos a Minha Primeira Assistência e a Assistência Viagem Nacional e no plano Exclusivo teremos a inclusão da Assistência Viagem Internacional, Assistência Concierge e Assistência Pet, além de diversas coberturas especiais, como check-up, vacinas, transplantes, cirurgia refrativa e até mesmo refeição para acompanhante.

NotreDame Intermédica: confira o atendimento da maior rede própria

A Notredame Intermedica é o convênio médico que mais cresce no país, seja tanto no segmento individual/familiar (contratações no sistema de adesão) como no segmento empresarial. Isso se traduz em aumento da rede de atendimento para seus beneficiários, o que por si só já é uma grande vantagem.

Contudo também possui alguns diferenciais, como o Programa de Assistência ao Idoso, o Programa Gestação Segura, o Interclube, que é uma rede de descontos para os segurados da operadora que abrange diversos segmentos, indo desde serviços, viagens, entretenimento etc.

A Notredame Intermedica possui também ampla rede credenciada de assistência odontológica, essa assistência está disponível gratuitamente em todas as contratações empresariais no sistema de franquia ou por menos de R$ 11,00 por beneficiário.

SulAmérica Saúde: diversos benefícios e planos com múltiplos reembolsos

Com mais de 120 anos a Sulamerica busca a excelência nos seus serviços, buscando sempre prestar aos seus clientes um atendimento focado em superar suas expectativas, com benefícios como:

SulAmérica Express: sistema direcionado às pessoas que precisam de reembolso por algum serviço realizado. Possui 34 terminais de auto-atendimento oferecidos pela operadora.

Também via app é possível ao segurado calcular o valor de reembolso de consultas, ter acesso a notificações sobre o andamento dos processos, ver o extrato de utilização do plano de saúde, entre outros procedimentos. No aplicativo temos mais um diferencial: o chamado botão do pânico. Com ele, é possível descobrir o local de atendimento mais próximo para situações de emergência.

A SulAmérica Saúde se juntou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Projeto Parto Adequado, que visa a reduzir o número de cesarianas realizadas no Brasil, possibilitando às beneficiárias gestantes o acesso à informação e orientação a respeito dos benefícios e da importância de se priorizar o parto normal, deixando a realização de cesariana para aquelas que tenham realmente algum impedimento de saúde.

A SulAmérica, oferece, ainda, outros benefícios, como assistência 24 horas, serviços voltados a quem viaja dentro e fora do país, aconselhamento médico telefônico, serviço de emergência médica domiciliar, Programa Saúde Ativa e uma rede referenciada composta por mais de 22 mil parceiros. E para finalizarmos, temos em seus planos, multiplicadores de reembolso de até 3 níveis, dando ao beneficiário mais opções para a escolha ideal do seu plano de saúde.


ATUALMENTE TODAS AS OPERADORES OFERECEM SERVIÇOS DE TELEMEDICINA VIA VIDEO-CHAMADAS PELOS SEUS RESPECTIVOS APLICATIVOS.



Avaliação das melhores operadoras de planos de saúde empresariais:

Para avaliação das operadoras de planos de saúde, temos duas ferramentas, o índice praticado pela ANS e o site Reclame Aqui. Ambos nos ajudam a identificar a melhor opção na hora da contratação.

Temos o Programa de Qualificação de Operadoras, criado pela ANS (Agência Nacional de Saúde) para avaliar os produtos e qualidade dos serviços oferecidos por todas as operadoras de planos de saúde, com as informações e dados obtidos por esse programa, é elaborado um índice de desempenho chamado de IDSS.

Estas são as notas mais recentes obtidas por cada uma dessas operadoras:

• Amil: 0,9362
• Bradesco Saúde: 0,8892
• Central Nacional Unimed: 1,0000
• NotreDame Intermédica: 0,9423
• SulAmérica:0,8039


*Estes índices apresentados foram consultados em novembro de 2021.


A nota máxima de IDSS de uma operadora é 1,0000, levando isso em conta podemos dizer que todas as operadoras de planos de saúde mencionadas contam com excelentes avaliações, principalmente a Central Nacional Unimed, ficando com a nota máxima.


Descubra a nota de cada operadora no Reclame Aqui:

O site Reclame Aqui é um dos maiores serviços de avaliação de serviços atualmente aqui no Brasil, sendo um excelente termômetro para conhecermos a reputação de uma empresa, com indicadores que mostram o índice de solução de queixas, problemas mais comuns e uma série de outros dados de imenso valor para quem deseja fazer a contratação de um plano de saúde empresarial de forma consciente.

O Reclame Aqui avalia as empresas com base em critérios que dão notas de 0 a 10. Abaixo confira a nota de cada operadora:

• Operadora Amil – 7.4
• Operadora Bradesco – 7.4
• Operadora Central Nacional Unimed – 6.6
• Operadora NotreDame Intermédica – 7.8
• Operadora SulAmérica – 8.3

*Dados obtidos no site Reclame Aqui em 29/09/2021.



O que é um plano de saúde empresarial?

Primeiramente é importante deixar claro que qualquer empresa pode fazer um plano de saúde empresarial, sendo necessários apenas um CNPJ apto para a contratação e um mínimo de apenas duas vidas.
Nessas condições, a contratação pode ser feito por empresas MEI (Micro empreendedor individual), ME (micro empresas), empresas LTDA, além de condomínios, sindicatos e até mesmo igrejas.
O plano de saúde ou convênio médico empresarial (como também é conhecido esse tipo de serviço de assistência médica privada) é um dos muitos benefícios que podem ser fornecidos por qualquer empresa (igual outros como cesta básica, VR, VT) aos seus colaboradores, sócios, prestadores de serviços e respectivos dependentes (esposa/o e filhos/as), e em alguns casos inclusive agregados (termo empregado para definir pai e mãe, sogros, netos, sobrinhos, cunhados e outros parentes), permitindo que os mesmos tenham amplo acesso a uma assistência médica privada.


Consultas, exames, hospitais e laboratórios

O plano de saúde empresarial contratado, disponibiliza aos beneficiários ampla rede de atendimento, onde o mesmo poderá realizar consultas em diversas Clínicas Médicas que disponibilizam uma ampla gama de especialistas e médicos como:

• Clinico geral;
• Pediatra;
• Cardiologista;
• Ginecologista;
• Ortopedista;
• Oftalmologista;
• Nutricionista;
• Psicologo;
• Otorrino e muitos outros.

Além disso, os beneficiários também têm a sua disposição diversos Laboratórios a sua disposição para realização de exames simples (urina, sangue, raio x, glicemia, colesterol) e complexos (ultrassom, ressonância).

E o mais importante, acesso a diversos Hospitais que podem ser utilizados em casos de urgência, emergência e acidentes pessoais (quedas dentro de casa por exemplo); e também podem realizar nessas unidades cirurgias de pequeno, médio e grande porte, partos (respeitando as carências contratuais), internações e outros procedimentos estabelecidos no ROL da ANS. Essa Rol estabelece toda a cobertura que um plano de saúde é obrigado a conceder aos seus beneficiários.

Toda contratação de um plano de saúde empresarial deve ser feita com o respectivo CNPJ da empresa, e é imprescindível que o mesmo esteja em situação regular, não podendo estar INAPTO ou INATIVO junto a Receita Federal. Em caso de CNPJ de Micro Empreendedores Individuais, o CNPJ deve ter no mínimo seis meses de existência.

RESUMO: o plano de saúde empresarial pode ser contratado por qualquer empresa com CNPJ apto, colocando seus colaboradores e dependentes, tendo acesso a serviços de médicos, Hospitais, Clínicas e Laboratórios.



Como escolher o melhor plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial tem diversas particularidades e características que o diferem de um plano de saúde comum (individual/familiar), então é precisar ter muita atenção a estes detalhes no ato da contratação.

Então recomendamos que primeiramente entenda o que realmente esta procurando para fazer a escolha com precisão e sabedoria, pois cuidar muito bem da saúde e bem-estar de todos, será consequência das escolhas que forem tomadas a partir de agora. A responsabilidade é enorme, mas lembre-se, vamos te ajudar com isso. Mas se quiser falar com nosso CONSULTOR agora mesmo, clique AQUI.


O primeiro passo para escolha de um plano de saúde empresarial

O primeiro passo para escolha de um plano de saúde empresarial já foi dado: o simples fato de você estar aqui, lendo esse artigo é sinal disso, sinal que está buscando ajuda e estamos aqui exatamente para isso: te ajudar da melhor forma possível na escolha do melhor plano de saúde empresarial. Vamos te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas e assim poderá contratar o plano perfeito aqui mesmo conosco.


O segundo passo para escolha do plano de saúde empresarial

O primeiro passo já foi dado, parabéns!!!
Agora vamos nos focar no segundo passo, que é entender o perfil da empresa. E como faremos isso? Com um simples trabalho de elaboração do layout da empresa. Pode parecer complicado mas não é, basicamente precisamos saber:

• Quem vai utilizar o plano de saúde: funcionários e sócios, apenas sócios, apenas funcionários, funcionários e dependentes? Essa informação define se a contratação será na modalidade Compulsória ou Opcional, o que afeta em muito os valores finais da contratação;
• Qual a quantidade de vidas e suas respectivas idades: cada faixa etária tem uma faixa de valor específico, então essa informação, juntamente qual a quantidade de vidas, é essencial para fazemos o levantamento dos valores exatos;
• Quais dependentes teremos na contratação do plano de saúde: Certos graus de parentesco tem aceitação em alguns convênios, outros não, isso ajuda a identificar as opções onde teremos maior aceitação para inclusão de todos;
• Qual a região onde a empresa está localizada: Onde fica situada a empresa? Onde os funcionários residem? E qual tipo de cobertura desejam (regional, estadual ou nacional)? Essa pergunta também é essencial para identificarmos entre o imenso leque de produtos que temos, qual o plano que terá a abrangência que todos desejam e precisam. Esse detalhe também se reflete nos valores e não pode ser esquecido;
• Alguns dos colaboradores tem alguma patologia grave: Alguns planos recusam contratações em caso de beneficiários com patologias gravíssimas, como casos de câncer, AVC recente, etc. Mas não se preocupe, mesmo em casos semelhantes, nós te ajudaremos a realizar a contratação dos melhores planos de saúde num piscar de olhos.

Algumas informações equivocadas e que são desnecessárias:

• o gênero dos colaboradores é uma informação desnecessária, os planos de saúde empresariais não tem opções com separação de modalidades ou coberturas com base nisso (plano com obstetra e sem obstetra por exemplo);
• doenças crônicas como bronquite, hipertensão e diabetes são patologias sem suporte dos planos de saúde. ERRADO!!!! Todo plano de saúde empresarial aceita e trata pacientes com essas patologias.

Com essas informações conseguimos entender não só o que a empresa e você, RH ou dono da empresa esta procurando, conseguimos definir dentro os produtos que temos, qual o melhor, ou até mesmo os melhores planos de saúde para atender suas necessidades e expectativas, resolvendo seus problemas e de seus colaboradores e criando satisfação e valor para todos.


Definindo os menores (e melhores) valores

Podemos vislumbrar as maiores diferenças nos valores dos planos de saúde empresariais de acordo com o seu enquadramento (MEI, LTDA, EPP, Eirele) e porte da empresa, onde, quanto maior o número de funcionários, menor poderá ser o valor cobrado por vida.

Nós temos consultores especializados em redução de custos para empresas que possui um grande número de colaboradores, se é isso que procura, entre em contato conosco agora mesmo clicando AQUI.

Dependendo do número de funcionários, certos planos concedem alguns benefícios e vantagens adicionais, como a redução total das carências na rede própria com cobertura inclusive para parto.

Também temos diversas modalidades de contratação que influenciam imensamente nos valores praticados pelos convênios médicos, e são de extrema importância o pleno conhecimento de cada uma dessas modalidades:

• Rede Própria, Rede Credenciada ou ambos
• Planos de saúde com coparticipação;
• Planos de saúde sem coparticipação;
• Contração de planos de saúde compulsório;
• Contratação de planos de saúde opcional;
• Acomodação com enfermaria e apartamento;
• Cobertura regional, estadual ou nacional;
• Plano odontológico incluso;
• Carência contratuais ou promocionais;

Como nosso intuito nesse artigo é esclarecer todas as suas dúvidas, vamos explicar o que significa cada um desses tópicos e como interferem nos valores dos planos de saúde empresariais. Vamos começar:


Rede própria ou Rede Credenciada

A rede de atendimento de um convênio médico e os seus planos de saúde empresariais diferem em diversos aspectos e características, um dos mais importantes entretanto é a REDE DE ATENDIMENTO. Vamos te explicar detalhadamente como funciona essa divisão.

Rede Própria:

A rede de atendimento própria consiste em todas as unidades pertencentes a operadora do plano de saúde, são bens físicos ativos, compreendendo terrenos, construções (hospitais e clínicas por exemplo), equipamentos, móveis, veículos, etc.
Podemos destacar como exemplo a Notredame Intermedica com cobertura nas unidades próprias nos planos Smart 200, assim como também a AMIL, nos produtos AMIL Fácil, onde o atendimento é realizado na rede própria.

Rede Credenciada:

A rede credenciada é composta por hospitais particulares e hospitais de outras operadoras que mediante negociação entre si, permitem acesso aos seus recursos por parte de beneficiários de outros planos, é como se essas outras operadoras “alugassem” seus serviços, infraestrutura, médicos, e todo seu know how para oferecer um atendimento mais amplo aos clientes desses outros planos.
A rede credenciada cria mais valor ao plano de saúde pois aumenta as opções de atendimento ao cliente, abrangendo desde hospitais mais simples e básicos a hospitais de primeira linha, como Albert Einstein e Sírio Libanês, contudo planos com esses hospitais, mesmo na contratação empresarial são opções de altíssimo valor. Opções intermediárias, com cobertura na Rede Dor, São Camilo, Oswaldo Cruz, são de qualidade compatível e valores bem menores.

Rede própria + Rede credenciada

Planos que englobam tanto rede própria quanto credenciada são os ideais, pois como dito antes, ampliam bastante a gama de atendimento dos beneficiários do plano. Contudo esse fator impacta nos valores, afinal isso é regra no mercado: quanto maior a rede e qualidade do plano de saúde maior é o seu valor.
Contudo há opções com valores bem em conta, que aliam tanto rede própria como credenciada, exemplo disso são os planos Smart 300 e Smart 400 da Notredame Intermedica, oferecendo a seus beneficiários acesso as unidades próprias e hospital credenciados, além de grande número de clínicas e consultórios.


Plano de saúde empresarial com coparticipação

Essa é uma modalidade de contratação onde as mensalidades cobradas por beneficiário tem valor inferior aos planos sem coparticipação, contudo para cada procedimento que o beneficiário realiza, o convênio médico realiza uma cobrança a parte, ou seja, o paciente “participa” ativa e financeiramente em todo uso que fizer no plano, seja realizando consultas, fazendo exames, ou até mesmo em internações. Tudo que for utilizado gerará uma nova despesa, essa despesa, mesmo com valores super-reduzidos, girando em torno de 70% a 90% dos realizados de forma particular, podem, se usado o plano em excesso, tornar seu valor mais caro do que a contratação sem coparticipação.
É bem comum que algumas empresas escolham essa modalidade de contratação e custeiem os valores fixos das mensalidades, deixando a coparticipação sob responsabilidade dos colaboradores.
Aliás, essa modalidade é bem-aceita em empresas pois coíbe de certa forma a desculpa de “estar doente” e não fui trabalhar para ir no médico e pegar um atestado, pois em muitas vezes o valor da consulta acaba superando a do dia de trabalho compensando, evitando mal uso por parte de alguns beneficiários que agem de má fé.
Sabemos que ERRONEAMENTE, alguns dizem que no plano de saúde empresarial com coparticipação só existe cobrança se o plano for utilizado, isso não procede, existe uma cobrança mensal, o plano sendo utilizado ou não.

Plano de saúde empresarial sem coparticipação

Essa é a modalidade de contratação mais habitual, onde independente do quanto o plano está sendo utilizado e como, o valor mensal não tem alteração (exceto em casos de reajuste anual ou quando ocorre mudança de faixa etária), assim o controle das despesas, tanto por parte dos colaboradores como por parte da empresa acaba sendo bem mais fácil e prático.

Contratação de plano de saúde empresarial Compulsório

Na sua grande maioria, quando uma empresa busca contratar um plano de saúde empresarial, todos os colaboradores, incluindo donos e sócios, vão aderir ao plano, diante desse fato, os convênios médicos classificam esse tipo de contratação como COMPULSÓRIA e mediante isso concede a empresa acesso a uma tabela diferenciada, com valores mais baixos (afinal quanto maior o número de colaboradores, melhor para o convênio e menor o valor final da contratação).

Contratação de plano de saúde empresarial Opcional

Em contrapartida, quando uma empresa busca a contratação do plano de saúde apenas para os sócios ou sócios e dependentes (isso é muito comum quando temos interesse por tal grupo de pessoas, em fazer um plano de saúde com cobertura de alto padrão), ou apenas para os funcionários de menor escalão, chamamos esse tipo de contratação de OPCIONAL, não são todos que atuam na empresa que vão aderir ao plano, nesse caso os valores são maiores do que a contratação COMPULSÓRIA. Basicamente para a operadora, já que não terão todos os funcionários na contratação, impõem a tabela de maior valor.

Acomodação Enfermaria e Apartamento

A acomodação também é um detalhe muito importante ao realizarmos a contratação de um plano de saúde empresarial pois também é um detalhe que impacta bastante nos custos. Geralmente para os donos e sócios é feita a contratação do plano com apartamento e para os colaboradores os planos com enfermaria.

Variação de valores de planos com Enfermaria e Apartamento

Os valores praticados variam muito entre um convênio médico e outro, chegando em apenas 10% do plano com enfermaria para apartamento em alguns convênios, e em outros em até 50% de diferença, por isso estude bastante as opções que temos a sua disposição.

Qual a diferença de um plano de saúde com enfermaria para o plano com apartamento?
Quando pensamos em enfermaria, nossa imaginação remete a alguma cena de filme onde temos diversos leitos num mesmo recinto pequeno. Felizmente na vida real não é nada parecido com isso, nos plano de saúde com enfermaria você tem a sua disposição um quarto com apenas dois leitos, e muitas vezes o segundo leito está vazio.
Já na opção de quarto com apartamento, teremos um único leito para o paciente, com direito a acompanhante 24 horas. Muitos pais e mães preferem esse tipo de contratação para seus filhos pelo simples fato de poderem estar junto dos mesmos o tempo que durar a internação.

Cobertura regional, estadual ou nacional

Outro fator de grande impacto nos valores dos planos de saúde é a área de cobertura e abrangência disponibilizada aos colaboradores, quanto maior a cobertura demográfica, maiores são os custos do plano, proporcionalmente, quanto menor a região de cobertura, menores serão os valores. Sabendo disso e de acordo com o perfil dos colaboradores, você pode escolher o plano de saúde ideal para sua empresa com base nestas características:

• Plano de saúde empresarial Regional: esse tipo de plano tem cobertura reduzida, geralmente focada em um único município, como por exemplo o plano Unimed Guarulhos (cobertura em Guarulhos e Arujá), o Smart 200 Oeste (cobertura em Osasco, Barueri e Itapevi), o Amil Facil (cobertura em São Paulo), o Smart 200 Sorocaba, o Smart Campinas. E ainda nessa mesma modalidade temos os convênios médicos como Trasmontano (cobertura em São Paulo, Litoral e ABC), Cruz Azul Saúde (cobertura em São Paulo, Guarulhos, Osasco e ABC), Biovida planos de saúde (cobertura em São Paulo e ABC), Biosaude (cobertura em Osasco e São Paulo), São Cristovão Saúde (cobertura zona leste de São Paulo), São Miguel Saúde (cobertura zona leste de São Paulo, Guarulhos e Mogi).

Atualmente também produtos de alto padrão com esse atendimento mais enxuto e regional, como o plano Q Saúde, com cobertura de alto padrão e superfocados em telemedicina, os planos Direto Box Azul ou Branco da Sulamerica, também focadas em rede enxuta mas de alto padrão, contudo com certas restrições de laboratórios.

• Plano de saúde empresarial Estadual: esse tipo de plano tem cobertura mais ampla, geralmente englobando todos os planos regionais num único produto com cobertura Estadual. Esse tipo de plano tem valores intermediários e garante ampla cobertura ao beneficiário no estado onde reside. Esse é o tipo de plano ideal para que atua com trasporte de cargas por exemplo, tendo atendimento mesmo fora do município onde reside. Como exemplo podemos citar o plano Smart 200 UP da Notredame Intermedica, o qual abrange num único produto todos os outros planos Smart 200.

O plano Smart 300 também da Notredame tem essa característica, com cobertura de atendimento tanto na rede própria como na credenciada.

• Plano de saúde empresarial Nacional: esse tipo de plano tem cobertura em todos os estados do país, devido a isso é o tipo de contratação que tem os maiores custos. Geralmente é o plano ideal para executivos que viajam a negócios, representantes comerciais, e demais cargos de chefia e direção.


Carências contratuais, promocionais ou reduzidas

A carência no plano de saúde nada mais é do que o prazo estipulado pela plano para que o beneficiário tenha acesso a determinado procedimento, esse detalhe também é um fator determinante na escolha ou recusa de um plano de saúde empresarial. Quanto menor as carências, mais rapidamente os beneficiários terão acesso aos meios para cuidar da sua saúde, seja em simples consultas e exames, seja caso preciso de uma internação ou cirurgia.

Cada convênio médico tem regras e tabelas diferentes com relação as carências contratuais, contudo mesmos diferentes, se assemelham bastante, a grande maioria tem 30 dias como carência para exames e consultas (após a implantação do plano), mas temos convênios que essa mesma carência contratual pode chegar a 24 horas. Isso ocorre quando os convênios médicos liberam as contratações com carências promocionais, carências tais com prazos bem reduzidos. Porquê fazem isso? Para atrair novos clientes, afinal as carências alongadas são um fator que pode mudar a decisão de qualquer pessoa mais detalhista na hora da contratação de um plano de saúde.

Mas ainda melhor do que as carências promocionais, são as carências reduzidas, que muitas vezes zeram as carências de forma total (exceto para parto e doenças preexistentes), onde os beneficiários, após a implantação do plano já podem fazer exames complexos e inclusive cirurgias. Isso é conquistado somente em casos que a empresa e seus beneficiários têm plano anterior ativo, esse é um beneficio oferecido nitidamente para incentivar a troca de convênios, e é algo que dá muito certo, afinal, você beneficiário tem acesso a um produto novo, com valores geralmente menores e com as mesmas carências que tinha anteriormente, se não havia mais nenhuma a ser cumprida, isso se mantém no plano novo, algo incrível com certeza.

EXEMPLO TABELA DE PROCEDIMENTOS E CARÊNCIAS:



Qual a carência de um plano de saúde empresarial?

Assim como a rede de atendimento de cada convênio médico empresarial é diferente de uma operadora para outra, o mesmo ocorre com os valores praticados e consequentemente isso também ocorre com as carências, onde os prazos para utilização mudam de um plano de saúde para outro.
Os procedimentos básicos como consultas e exames simples, dependendo do plano de saúde, tem carência de 15 a 30 dias, alguns inclusive oferecem carências promocionais de apenas 24 horas após a implantação. Para exames complexos e terapias contudo, temos uma grande variedade de prazos de acordo com os critérios de cada operadora.
Procedimentos cirúrgicos e internações seguem um padrão, onde praticamente todos os convênios médicos empresariais restringem o acesso a esses procedimentos em 180 dias (6 meses), isso é claro quando a empresa não vem de um plano anterior, nesse caso conseguimos realizar a nova contratação com REDUÇÃO DE CARÊNCIAS.
Outro procedimento que segue uma regra padrão é o PARTO, em 100% dos planos o prazo para carência e utilização desse procedimento é de 10 meses. Contudo, se alguma beneficiária estiver gestante e interessada em fazer parto pelo convênio, temos uma excelente notícia: planos como o Notredame Intermedica, na contratação empresarial, concedem redução de carências inclusive para parto caso a empresa apresente mais de 12 vidas (procedimento realizado na rede própria).

Ao fazer a escolha entre um plano de saúde e outro, além dos valores e a rede de atendimento, as carências são outro fator de extrema importância, portanto procure fazer esse levantamento com bastante atenção, e lembre-se, podemos fazer isso para você, basta entrar em contato como nossos ESPECIALISTAS EM PLANOS DE SAÚDE. Entre em contato agora clicando AQUI.



PRINCIPAIS DÚVIDAS DO RH

É obrigatório termos plano de saúde na empresa?

A grande maioria das empresas não é obrigada por lei a fornecer plano de saúde aos colaboradores, exceto em alguns casos bem específicos onde, de acordo com a CCT (Convenção Coletiva do Trabalho) e respectivo Sindicato, esse é um beneficio que obrigatoriamente deve ser concedido ao empregado (caso das Transportadoras por exemplo, onde o Sindicato estabelece na CCT que toda empresa desse segmento fica obrigada a oferecer esse beneficio).

Assim sendo, disponibilizar um plano de saúde não é obrigatório na maioria das empresas.


O que um plano de saúde não cobre?

Atualmente são poucas as restrições estabelecidas por lei com relação a procedimentos não cobertos pelos planos de saúde, abaixo citamos os principais, definidos no artigo 10 da Lei L9656. : 

I - tratamento clínico ou cirúrgico experimental;

II - procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos, bem como órteses e próteses para o mesmo fim;

III - inseminação artificial;

IV - tratamento de rejuvenescimento ou de emagrecimento com finalidade estética;

V - fornecimento de medicamentos importados não nacionalizados;

VII - fornecimento de próteses, órteses e seus acessórios não ligados ao ato cirúrgico.



Quem paga pelo plano de saúde empresarial?

Referente aos custos mensais envolvidos na contratação de um plano de saúde empresarial, temos duas práticas habituais:

• A empresa arca com todos os custos do plano (optando pelo plano de saúde sem coparticipação);
• A empresa arca com uma parte dos valores das mensalidades e os beneficiários com outra parte. Aqui a empresa pode fazer a contratação do plano de saúde com coparticipação, pagando os valores das mensalidades e os beneficiários as coparticipações utilizadas, ou pode contratar o plano sem coparticipação, onde os valores mensais são fixos. Esse valor é descontado em folha dos colaboradores e sua porcentagem é estabelecida por lei.


Cada empresa realiza uma prática diferente e bem particular, de acordo com seu fluxo de caixa, portanto não é uma decisão que deva ser tomada apenas pelo RH da empresa, é preciso envolver o departamento financeiro, diretoria e até mesmos donos e sócios para uma perfeita análise dos custos envolvidos e entender qual das duas práticas é a mais viável e coerente.

No caso da segunda opção, é preciso também fazer um minucioso levantamento junto aos colaboradores para identificar, além do interesse no plano de saúde, se os colaboradores aceitam pagar parte do plano e até quanto desejam (e podem) investir no plano de saúde empresarial.


Inclusão de dependentes

Podemos colocar dependentes no plano de saúde empresarial?

A inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial segue critérios diferentes de acordo com a regra de cada operadora, não se atentar para elas podem trazer situações desagradáveis para tanto para os colaboradores como também para o pessoal dos Recursos Humanos.

No ato da contratação do plano os colaboradores podem sim colocar dependentes no plano de saúde empresarial, contudo depois da contratação do convênio médico, as regras de aceitação mudam novamente, umas são mais flexíveis, outras mais rigorosas.

Após a contratação, novos funcionários podem aderir ao plano, isso é garantido por lei, contudo, fica a critério da empresa aceitar seus dependentes ou não.

Veja abaixo a maioria dos parentescos aceitos:

• Cônjuge e Companheiro: marido, esposa.
• Parentes de primeiro grau: pai, mãe e ou filhos;
• Parentes de segundo grau: avós e ou netos;
• Parentes de terceiro grau: bisnetos.

Além desses níveis de parentescos, alguns convênios aceitam também irmãos, sobrinhos, tios, sogros, cunhados, contudo esse tipo de inclusão é mais realizada com frequência em empresas familiares, geralmente usando CNPJ de Micro Empreendedores Individuais (MEI).


Plano odontológico incluso

Nossa saúde física e mental constituem um dos nossos bens mais preciosos, afinal estar bem, tanto física como mentalmente nós permitir viver com qualidade de vida, trabalhar, cuidar dos nossos entes queridos, etc. Devemos pensar dessa mesma forma com relação a nossa saúde bucal.
Mas infelizmente não é o que acontece, nossa saúde bucal é negligenciada ao máximo quando não deveria, afinal existem planos que custam apenas 11 reais por mês, e tenha uma certeza, apesar de o valor super em conta, são planos que dão ao beneficiário acesso a ampla cobertura de procedimentos.
Alguns convênios médicos empresariais inclusive oferecem esse tipo de serviço juntamente com seus planos de saúde, no ato da aquisição. Portanto, quanto for realizar a contratação de um plano de saúde, verifique se a operadora oferece esse serviço incluso ou como um adicional a parte, dependente do valor praticado, vale a pena fazer a contratação em conjunto.


Por que oferecer esse benefício aos colaboradores?

Podemos dizer que eles merecem, mesmo sem conhecermos sua empresa ou seus funcionários. As empresas atuais, mais do que meras fornecedoras de produtos ou serviços, tem uma enorme responsabilidade social, as pessoas merecem ser tratadas com respeito e atenção além do ambiente de trabalho.

Dê aos seus funcionários e colaboradores um plano de saúde empresarial simplesmente porque com esse benefício se cria um clima de reconhecimento e valorização de cada pessoa como um ser único e de importância para empresa. É como se você pudesse dizer a cada um dos colaboradores: - Você é importante para nós!!!

Quando isso se estende para os dependentes, principalmente para os filhos, é algo que muda ainda mais a percepção dos colaboradores sobre a empresa, esta deixa de ser o local onde apenas conseguem o dinheiro para pagar as contas para se tornar algo muito além disso, algo melhor, mais importante, e que merece reciprocidade, respeito e dedicação real.

Valorização da empresa

Nós últimos dez anos, a empresa dispor ou não plano de saúde para seus colaboradores se tornou um fator importante para a seleção e escolha das melhores empresas para se trabalhar. Esse beneficio é um diferencial que atrai a atenção de um grande número de candidatos e interessados, isso inclusive aumenta a reputação e credibilidade da empresa. Esse aumento da busca por poder ingressar nessas empresas ocorre principalmente em cargos de direção, chefia, supervisão e gerência.

Além disso, em alguns casos esse beneficio inclusive é empregado para retenção de talentos, afinal esse é um dos benefícios mais valorizados e desejados de quem busca novas colocações no mercado de trabalho, principalmente em tempos de pandemia (Covid 19 – 2020/2021), onde todo o cuidado com a saúde é pouco, e o acesso a hospitais e equipamentos que garantem o suporte a vida são essenciais.


Vantagens e benefícios do plano empresarial para os colaboradores

O colaborador beneficiado pelo plano se saúde se sente amparado para eventuais problemas de saúde, e essa sensação de segurança é reconhecida como preocupação com seu bem-estar por parte da empresa, gerando um retorno por parte do colaborador, traduzido tanto em gratidão, quanto em melhor produtividade, aumento de rendimento, maior disposição. É uma via de mão dupla onde todos ganham.

Todos que já utilizaram o sistema público de saúde sabem que o atendimento é precário, dentro os principais problemas podemos destacar:

• consultas agendadas com especialistas com fila de espera de meses;
• muitas vezes no dia da consulta o especialista esta ausente, sendo necessário remarcar a consulta, aguardando mais alguns meses;
• falta de remédios gratuitos nas farmácias;
• hospitais lotados, muitas vezes com leitos nos corredores;
• equipamentos usados para realização de diagnosticos complexos quebrados e sem manutenção;

Assim, quando uma empresa disponibiliza aos seus funcionários acesso a um plano de saúde, independente da qualidade dos planos os valores cobrados pelo convênio médico, o beneficiário terá acesso:

• consultas com diversos especialistas para tratar qualquer enfermidade fisica, podendo inclusive fazer consultas preventivas, descobrindo patologias logo no seu inicio, tornando o tratamento mais eficaz;
• consultas com especialistas em saúde mental, podendo tratar casos de estresse, ansiedade, depressão, antes que se tornem patologias graves;
• realizar exames simples e complexos sem espera de meses na fila e também sem a possibilidade de ter o exame remarcado devido a defeito nos equipamentos;
• realizar cirurgias de pequeno (sem anestesia) e grande porte (com anestesia) também sem aguardar meses na fila, bastando ter as carências cumpridas;

Resumindo, tendo acesso ao plano de saúde empresarial, os beneficiários e seus dependentes têm acesso a Clínicas e Consultórios Médicos, Hospitais, Pronto Socorros, Pronto Atendimentos, Laboratórios, Clínicas de Reabilitação e Fisioterapias e em alguns casos até cobertura odontológica inclusa no plano como cortesia, ou com valores bem mais baratos dos que os praticados nas clínicas particulares.

Para reforçar bem, afinal essa informação é muito importante, as coberturas mais comum são:

• Consultas;
• Exames simples e complexos;
• Tratamentos e fisioterapias;
• Hospitalar;
• Ambulatorial;

Independente de ser uma preocupação real da empresa com a saúde de seus funcionários ou apenas buscar valorizar sua imagem e reputação, o importante é que nos últimos anos têm crescido a adesão aos planos de saúde no Brasil, demonstrando um claro exemplo a ser seguido.


Vantagens do plano empresarial para a sua empresa

Já dissemos aqui antes que a saúde é um dos nossos bens mais preciosos, é graças a ela que realizamos praticamente todas as nossas atividades diárias, acordamos bem-dispostos, tomamos nosso café da manha, nós arrumamos, saímos para o trabalho, realizamos nossas atividades, voltamos para casa, temos uma revigorante noite de sono e assim repetimos um ciclo que sem saúde não seria possível, ou mesmo sendo, seria desagradável caso tivéssemos algum problema de saúde, imagine ir trabalhar com dores ou mau estar….

A empresa que oferece planos de saúde aos seus colaboradores e principalmente estende esse beneficio aos seus familiares, tem a certeza de ter uma equipe 100% ativa, preparada para realizar suas atividades com engajamento e profissionalismo, conseguimos que todos “vistam a camisa da empresa”.

Temos uma redução significativa da rotatividade dos colaboradores, menor custos com treinamentos, seleções, demissões, impostos, as pessoas envolvidas nesses processos terão mais tempo para realizar outras atividades, focando no que importa para o crescimento e desenvolvimento da empresa.


Dedução imposto de renda

Você sabia que é possível abater do imposto de renda os custos gerados com o plano de saúde empresarial, reduzindo a sua carga tributária?

O setor financeiro da empresa deve para isso, ter um registro de todas as despesas e sempre manter todas as informações atualizadas e salvas, esse material será importantíssimo realização de todos os cálculos para que a dedução seja feita corretamente.

Além da empresa, os colaboradores que pagam seus respectivos planos de saúde também tem o direito de declarar tal gasto no Imposto de Renda e solicitar restituição.


Quebrando um Mito: Absenteísmo e ausências por saúde

Infelizmente, por falta de conhecimento profundo, vemos bastantes artigos informando que as pessoas praticam o absenteísmo devido a doenças, o que não é totalmente verdade. Antes de qualquer argumentação superficial relacionando uma coisa com a outra, é preciso primeiramente entender o que esse termo significa:

Absenteísmo é uma palavra com origem no latim, onde absens significa "estar fora, afastado ou ausente". O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função.

Absenteísmo no trabalho ou ausentismo como também é conhecido, nada mais é do que um padrão de falta ou atraso dos funcionários por motivos que não sejam doenças. Faltas por motivo de enfermidades acontecem realmente, mas de forma esporádica, não possuem um padrão, sendo esta característica a principal na identificação do absenteísmo.

Quando a ausência de um colaborador se torna quase um hábito, ou temos atrasos se repetindo de forma constante, se torna um sinal de alerta.
As causas do absenteísmo, na sua grande maioria podem ser pessoais ou familiares. Contudo não podemos descartar também o clima organizacional, a qualidade de vida e outras coisas como a falta de segurança no trabalho.
Quando o absenteísmo for detectado é preciso que o RH investigue os motivos a fundo, podendo descobrir algo na empresa que precise ser corrigido urgentemente.

O que causa o absenteísmo?

Entre os motivos principais que causam no colaborador o desejo de se ausentar das suas atividades, podemos destacar:

• Condições de trabalho inadequadas ou que impedem o colaborador de realizar suas atividades e funções, gerando desanimo;
• Falta de reconhecimento e desvalorização, gerando frustração;
• Estresse e ou ansiedade, gerando até mesmo depressão;
• Carga de trabalho excessiva, gerando cansaço físico e mental;
• Ausência de ergonomia no espaço de trabalho, gerando desconforto e até mesmo dores;
• Relacionamento ruim com outros membros da equipe de trabalho, gerando descontentamento e falta de motivação.

Qual os reajustes que incidem num plano de saúde empresarial?

Uma grande vantagem do convênio médico adquirido por uma empresa em relação aos outros tipos de contratações disponíveis é o reajuste, o mesmo ocorre apenas após 12 meses da contratação, ou seja, no aniversário do contrato. Isso garante a empresa e ao setor financeiro que não haverá surpresas no final do mês, como o recebimento de um boleto de cobrança com os valores diferentes do que foi orçado e combinado.
Evidentemente ocorrem alterações de valores de acordo com a mudança de idade dos colaboradores, mas não se preocupe, os valores não mudam sempre que alguém faz aniversário, as operadoras de plano de saúde tem uma tabela de faixas etárias onde os valores mudam de 5 em 5 anos (exceto a primeira faixa que vai de 0 a 18 anos).

Após o aniversário do contrato, a operadora de plano de saúde geralmente aviso o cliente do valor do reajuste, caso o cliente não se manifeste contrariamente, o plano é renovado automaticamente. Os valores reajustados levam em conta tanto a “inflação médica” (termo empregado pelas operadoras para definir o porcentual que aplicarão depois de um ano em cima dos valores dos planos ativos), além da taxa de sinistralidade de cada empresa.

Em 2020 tivemos um caso superatípico, devido a pandemia mundial do COVID 19 tivemos a suspensão do reajuste. Contudo muitas operadoras dividiram o valor suspenso em parcelas aplicadas nos meses seguintes a liberação.

A ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar, é a responsável, tanto por definir, alterar e atualizar o tempo de carência, assim como os valores dos reajustes de todos os tipos de planos de saúde do país.


Como o RH deve proceder para cancelar o plano de saúde empresarial?

Quando posso cancelar o plano de saúde de um beneficiário?

Quando o beneficiário é desligado da empresa por justa causa, você RH deve realizar a exclusão do beneficiário o quanto antes, isso pode ser feito de duas formas, entrando em contato com a operadora do plano, ou acessando sua área administrativa empresarial do convênio médico, nesse sistema você consegue acessar todos os detalhes do plano, sua utilização, beneficiários, histórico de pagamento, etc. Realizando um procedimento bem simples de seleção, você consegue excluir os funcionários desligados, ou ainda solicitar a inclusão de novos.

Agora, caso o beneficiário seja desligado sem justa causa, ele tem o direito garantido por lei de continuar com o plano, por um período calculado tendo como base o tempo de trabalho, garantindo assim ao ex-colaborador mais alguns meses de plano, contudo os valores referente a utilização do seu plano e também dos seus dependentes, caso estejam inclusos, é de responsabilidade do beneficiário e não mais da empresa.


Quando posso cancelar o plano de saúde da empresa?

O cancelamento do plano de saúde para todos que possuem plano ativo dentro da empresa é um caso mais delicado e sujeito a aviso-prévio, além de ter fidelidade de um ano (algumas operadoras de planos exigem até 24 meses de fidelidade). Após o aniversário do contrato é possível solicitar o seu cancelamento, mediante cumprimento de aviso prévio de dois meses, meses os quais a operadora ainda realiza as respectivas cobranças.

Caso a empresa solicite o cancelamento antes do aniversário do contrato, pagará multa em cima dos valores e quantidades das mensalidades que faltam para os 12 meses, geralmente esse valor é de 50% das mensalidades restantes.

Só recomendamos o cancelamento quando a empresa já tem outro plano em vista, já fez um estudo prévio, realizou cotações e sabe para onde irá. Nós podemos e vamos te ajudar com isso caso precise de ajuda, nossos especialistas estão ao seu inteiro dispor.


O que é Sinistralidade em um plano de saúde empresarial?

A Sinistralidade é um termo utilizado pelas Operadoras de planos de saúde e se refere aos custos totais de toda utilização dos colaboradores de uma determinada empresa, ou seja, é contabilizado tudo como: quantidade de vezes que os colaboradores fizeram consultas, os exames que foram realizados, incluindo todos os procedimentos como cirurgias, internações, inclusive patologias diagnosticadas (dão ao plano uma estimativa de como o plano será utilizado nos próximos meses), sendo estas os fatores que tem maior peso na taxa de sinistralidade.

Para esclarecer melhor, vamos dar um exemplo, numa certa empresa é descoberto que um beneficiário tem câncer, os custos envolvidos no tratamento são altos e isso eleva a sinistralidade daquela empresa. Quando o contrato for renovado a Operadora do plano de saúde tem duas opções, manter a empresa reajustando os valores dos planos com base em toda a sinistralidade apurada no decorrer daquele ano, ou simplesmente não aceitar a renovação da contratação, o que infelizmente é comum. Isso geralmente ocorre com empresas que tem colaboradores com idades avançadas, as vezes inclusive chegando a mais de 70% do total de funcionários.

Isso se faz necessário contudo para que os planos possam continuar prestando seus serviços não somente a esta empresa do exemplo, mas todas as outras que fazem parte da sua carteira de clientes, afinal é preciso que os custos sejam menores do que o faturamento, caso ocorra o contrário, isso poria em risco a saúde financeira da operadora do plano de saúde.


O que são UPGRADE E DOWNGRADE?

Esses são dois termos bem comuns e suas praticas bastante utilizadas pelas empresas quando não estão satisfeitos com os planos escolhidos.

O UPGRADE nada mais é do que a alteração do plano escolhido no ato da contração para um mais avançado, com maior cobertura e consequentemente de maior valor.

O DOWNGRADE é exatamente o inverso, a solicitação por parte da empresa à operadora do plano de saúde, para alterar o plano escolhido no ato da contratação para um inferior de menor custo, geralmente para evitar o cancelamento do plano atual, isso ocorre por dois motivos: ou porque a empresa ou colaboradores não estão conseguindo pagar as mensalidades ou porque escolheram uma rede maior do que a necessária.

Essa troca de planos é permitida apenas após um ano de contratação, mas algumas operadoras se demonstram flexíveis e abertas a negociação.


Reembolso nos planos de saúde

O reembolso é uma opção disponível apenas em planos mais avançados e portanto de maiores valores, quanto maior o multiplicador de reembolso maior o valor do plano.

Mas no que consiste exatamente o reembolso? Essa vantagem dos planos de saúde mais avançados permite que o beneficiário utilize médicos e clínicas de sua preferência para fazer suas consultas, pagando pelos procedimentos e sendo reembolsado posteriormente, num prazo de até 30 dias, mediante apresentação do recibo do serviço. Contudo o valor reembolsado nem sempre é o valor total, cada operadora tem seus próprios critérios e regras, então caso a empresa deseje esse tipo de beneficio, é preciso se atentar bem as tabelas de reembolso praticadas por cada convênio médico.


Seguro saúde ou plano de saúde?

Tanto o plano de saúde quanto o seguro-saúde têm o mesmo objetivo: oferecer assistência médica e hospitalar aos seus beneficiários.

Então, qual a diferença entre eles? A diferença é que no caso do seguro-saúde o beneficiário tem liberdade de escolha de médicos, hospitais e laboratórios. Assim o segurado tem a liberdade de consultar profissionais, clinicas e até hospitais que não sejam conveniados. O reembolso com os gastos nestes serviços é valido por todo o país, porém, o valor reembolsado vai depender do tipo de seguro e plano contratado.

Enquanto que no plano de saúde os beneficiários têm o serviço de assistência médica prestado pelos profissionais e rede credenciado pela operadora.

Ah, é importante saber que a ANS é a responsável por fiscalizar e regulamentar tanto os planos de saúde quanto os seguros-saúde – este último desde 2001, com base na Lei 10.185/01. Sempre que tiver dúvidas, a agência pode ser acionada por qualquer pessoa ou empresa.


COM QUEM CONTRATAR O PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL?


Agora que te damos todos os esclarecimentos e informações a respeito do que é um PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL em todos os aspectos e nuances, acreditamos que esteja apto a escolher o melhor plano de saúde.

Mas você ainda precisa ter acesso as informações mais importantes de cada operadora e seus respectivos planos, como valores por faixa etária, rede de atendimento, carências, etc.

Para te ajudar com isso, temos uma equipe de profissionais altamente competentes e dedicados, prontos para te ajudar em todos os processos e etapas. Não perca mais seu precioso tempo, entre em contato conosco e teremos enorme prazer em te ajudar!!!!


TABELAS

 

Conheça outras opções de planos de saúde:
 

plano de saude empresarial
Plano de saúde empresarial
Diversas opções de qualidade com valores super reduzidos.
Plano de saúde familiar
Cuide do bem estar das pessoas que você mais ama.
plano de saude infantil
Plano de saúde infantil
Planos de saúde para crianças a partir de 1 dia de vida.
plano de saude
Plano de saúde
Tire todas as suas dúvidas e conheça os melhores planos de saúde.
plano de saude idoso
Plano de saúde para idosos
Planos especializados no seu bem estar independente de sua idade.
plano de saude idoso
Convênio Médico
Os melhores convênios médicos estão a apenas um clique de você.
plano de saude idoso
Plano de saúde individual
Planos individuais com cobertura regional ou nacional.
plano de saude idoso
Convênio Médico barato
Se procura os menores valores, esta no lugar certo.
plano de saude idoso
Preços plano de saúde
Confira os valores de todos os planos, solicite sua tabela agora.
plano de saude idoso
Plano de saúde para MEI
Planos para CNPJ Mei a partir de 6 meses de abertura com custos super reduzidos.
plano de saude idoso
Plano de saúde por Adesão
Planos de saúde diferenciados de acordo com sua formação ou profissão.
plano de saude idoso
Cotação planos de saúde
Não perca mais tempo, entre em contato agora e faça sua cotação.
Plano de saude

PLANOS DE SAÚDE

Atendimento Equipe de Vendas

Atendimento: 2ª a 6ª feira das 09h00 às 18h00.

Web Site: www.planosnotredame.com.br.
Central de Vendas:
+ 55 (11) 95144-5379 (Whatsapp).
 
Se deseja conhecer mais ou CONTRATAR os planos de saúde que oferecemos, entre em contato conosco, teremos um imenso prazer em atendê-lo.

CONTRATE O SEU PLANO DE SAÚDE HOJE MESMO

Nossos consultores dispõem de complexa infra-estrutura para atendê-lo com muito profissionalismo e rapidez.

QUER RECEBER AS TABELAS COMPLETAS?

Coloque seus dados e receba as melhores propostas de planos de saúde para sua empresa:


Os dados disponibilizados neste formulário estarão seguros e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ao clicar em enviar, confirmo que estou ciente e concordo em receber a mensagem da empresa.

 

Os melhores benefícios de saúde para sua empresa, aliados aos menores custos:

Nossos consultores são especializados em identificar as melhores oportunidades, focando em qualidade e máxima redução de custos, sendo o principal aliado e parceiro estratégico do RH da sua empresa, auxiliando com primor a gestão e contratação de planos de saúde empresariais.

© Copyright 2020 Mobirise. All Rights Reserved.

Start a free website - See it